Os estudantes do 6º ano, da Escola
Estadual Irmã Aspásia realizaram na tarde desta quinta-feira, 24/10/2013, uma
aula campo no NUTA - Museu Tocantinense de Arqueologia de Porto Nacional. Sob
as orientações dos funcionários do NUTA:
Genilson Severino Nolasco e Rosangela
Gonçalves e dos professores de História (Josinês P. de Sá) e Geografia (Pedro
Pires), Ciências (Neuselina), e monitoramento (Zuraide), os alunos puderam
conhecer de forma aprofundada o que é patrimônio histórico e sua importância
para memória de um povo, como também o papel da ciência (Arqueologia) que
estuda os vestígios históricos deixados pelo homem ao longo de sua existência.
Logo após assistiram um vídeo de 10 minutos que trazia como tema: Como é realizar uma pesquisa arqueológica.
Durante a realização dos trabalhos de campo os alunos visitaram os expositores que apresentavam fragmentos de cerâmica e artefatos históricos
A visita teve como objetivo vislumbrar uma experiência como roteiro de reconhecimento aos bens - culturais, geográficos, arqueológicos, históricos e científicos exposto no local e sensibilizar sobre a importância da preservação do Patrimônio Histórico. Ali, os alunos puderam observar, através da cultura material, o legado desses povos.
Como fechamento, usarão o “saber fazer” relato, aprendido em produção de texto (relatório), confecção de murais com fotos do material observado para mostrarem o que aprenderam nesta vivência, relacionando-a com os conhecimentos construídos em aulas anteriores.
Por meio dos resultados de pesquisa desenvolvida com os alunos do 6º ano do ensino fundamental da escola Ir. Aspásia os professores das respectivas disciplinas procurou distinguir os pontos básicos necessários ao reconhecimento da aula de campo como um elemento importante para valorizar o ensino de História e Geografia, sobretudo por meio do conhecimento do meio onde o aluno está inserido.
Valsiete Pereira Carvalho
Coord. de Programas e Projetos.
Responsável pela Ação
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